Cálculos Vesicais

 

 

Os cálculos urinários são formados pela precipitação de cristais contidos na urina. Estes formam-se na urina se esta contiver quantidades suficientes dos elementos precursores necessários à formação dos cristais. A formação de cristais na urina é um processo mais conhecido por urolitíase. Os cristais urinários possuem a capacidade de se ligarem à matéria orgânica existente na urina, ligação esta que predispõe à formação de uma estrutura que, ao longo do tempo, se transforma num cálculo. O tipo de cálculo urinário resultante depende dos minerais presentes na urina.

 

 Os cálculos urinários mais comuns em cães são constituídos por fosfato, amónia e magnésio, sendo designados por estruvite. Um outro tipo de cálculo urinário bastante comum é o oxalato de cálcio. Outros cálculos urinários, como os cálculos de urato ou de cistina, são menos frequentes.

 

 Os cálculos urinários podem estar na origem de diferentes sinais clínicos consoantes o seu tamanho, forma e localização. Os cálculos urinários de arestas mais acentuadas podem lesionar a mucosa da bexiga, podendo originar uma infeção. Além disso, os cálculos urinários podem deslocar-se durante a micção, obstruindo a uretra.

 

Os sinais mais comuns de cálculos urinários são: Sangue na urina (hematúria); Micção frequente de pequenos volumes de urina ( polaquiúria ); Dor durante a micção (disúria) acompanhada, ocasionalmente, de esforço abdominal durante a micção (não confundir com o esforço abdominal normal visível durante a defecação); Tendência acentuada para lamber a zona genital.

 

É importante identificar o tipo de cálculo que causa a afecção pois isto vai definir qual o tratamento a efetuar. O médico veterinário poderá realizar uma análise de urina, uma radiografia abdominal ou até, e sempre que possível, enviar os cálculos para um laboratório onde a sua composição será analisada. Porém, por vezes, o clínico terá de prescrever um tratamento dietético para a urolitíase sem conhecer a natureza exata dos cálculos ou enquanto aguarda os resultados das análises. Alguns cálculos urinários, como a estruvite, podem ser dissolvidos com uma dieta específica que induza uma ligeira acidificação urinária. O tratamento de outros tipos de cálculos, como o oxalato de cálcio, quase sempre envolve a remoção cirúrgica pelo médico veterinário. Após a cirurgia, o tratamento tem por objetivo prevenir a formação de novos cálculos urinários e geralmente consiste na combinação de uma dieta específica e alguns medicamentos.

Parque Esplanada III - Quadra 32 Lote 26 Loja "C"

Valparaíso I - GO ( Próximo ao Banco do Brasil )

kriacao.vet@hotmail.com

Fone: (61) 3629 - 7699

Celular: (61) 99173 - 4487